segunda-feira, 6 de junho de 2016

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A Evolução do Homem

Nos dias de hoje enfrentamos grandes catástrofes criadas pelo homem direta ou indiretamente. Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu no dia 11 de Março de 2011 (sexta) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) de até dez metros de altura que varreu a costa do país, ultimas notícias  mostradas no dia 15(terça) que passam de 6.400 pessoas entre mortos e desaparecidos além da grande destruição, explosões na usina nuclear de Fukushima Daiichi gera os níveis mais altos de radiação já detectados podendo afetar a saúde humana no raio de até 30km do local da usina e ainda existe grande possibilidade de derretimento dos núcleos dos reatores do complexo nuclear, localizado a 250 km a nordeste de Tóquio, podendo levar a um vazamento radioativo elevando ainda mais os níveis de contaminação, superando assim em oito vezes o limite legal de exposição à radiação em um ano caso isso ocorra por mais de um hora. Com isso o país e o mundo sofre grandes modificações quanto a programas nucleares, atividades econômicas e políticas mobilizando grande massa de pessoas em vários sentidos desde os de caráter humano até espirituais-religiosos.
Sabemos que o Japão já passou por intensas modificações provocadas por grandes turbulências, a 2º Guerra Mundial por exemplo, que levou o país a carregar marcas genéticas em seus filhos e netos até as gerações atuais, rios e lagos contaminados espalhando a radiação a pelo país por muitos anos, mesmo assim esse sofrimento foi superando, os Japoneses se tornaram homens inteligentes, criadores da tecnologia de ponta diante de todo o mundo, capazes de criar soluções para tudo, ou quase tudo...
Certa vez assisti um cena em um filme de ficção científica bem interessante, nela o personagem principal falava sobre "a origem das espécies" publicado por Darwin em 1859, onde Darwin argumentava que a evolução não tem uma tendência inerente para melhorar ou piorar as coisas, o homem chegou ao fim de sua evolução, sem motivos para existir, a espécie seria eliminada de algum modo antes que o planete fosse destruído, porém ao decorrer do tempo o mesmo personagem aprendeu que a espécie humana possui algo que jamais outra espécie possuiria, o dom de amar, um sentimento nobre que leva o homem a tomar atitudes imprevisíveis, e assim, ser capaz de evoluir e mudar diante de um abismo ou de sua extinção. O filme arremete à ideologia caótica, "A Teoria do Caos", que permite que as pessoas passem a ver ordem e padrão onde antes, por conta de uma visão reducionista de mundo, só se observava a aleatoriedade, a irregularidade e a imprevisibilidade. Estudos a partir da teoria do caos mostram que “ordem e organização podem surgir de modo ‘espontâneo’ da desordem e do caos, produzindo novas estruturas, por meio de um processo de auto-organização”. Para Prigogine (Prigogine, 1997), um sistema pode estar “em equilíbrio”, “perto do equilíbrio” ou “distante do equilíbrio”. Um sistema “em equilíbrio” não gera nova informação, apenas processa a informação já existente.
Se verificarmos a evolução do homem ao decorrer do tempo, desde as épocas mais remotas, chegaremos a conclusão de que a a teoria colocada em questão, o caos, se encaixa perfeitamente em quase todos o quadros importantes de nossa história, a exemplo disto, podemos citar o Japão, assim como outros países que hoje se encontram bem desenvolvidos, permaneceram estagnadas enquanto se mantiveram em "equilíbrio", porém ao longo de sua história se viram obrigados a procurar soluções para seus problemas em momentos de crise, como guerra, doenças provenientes da guerra, economia quebrada, entre outros males que ocasionaram como grande consequência, mesmo que de forma dolorosa, desenvolvimento na medicina, ciência e vários outros campos da sociedade. 
Não quero afirmar que o caos, seja necessário para todas a situações,  porém acredito que a evolução do homem dependa dele até que seja criada uma consciência de equilíbrio e sustentabilidade, não somente como indivíduo mas também quanto coletividade respeitando também o meio onde vive, a natureza.

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